• Publicado em

    3 dicas para decolar a sua carreira em 2019

    Saiba como alcançar os objetivos no ano que se inicia

    Com o início do novo ano, o sentimento de renovação e a inspiração para mudanças e novas atitudes tomam conta de todos. A vida profissional merece atenção e, ao contrário do que se imagina, também necessita de planejamento. Um bom exercício para esse começo de ano é verificar, refletir e anotar todos os seus desejos de melhoria em 2019, tendo como foco o âmbito profissional. Quer avançar no emprego e não saber por onde? Confira as dicas de carreira para 2019:

    Trace metas 

    Como você se imagina daqui a cinco anos? E quais são as estratégias para alcançar esses objetivos? O intuito das metas é levar o profissional a realizar uma autorreflexão que permita planejar os próximos passos da sua carreira. Então, se em 2018 você não tinha um propósito definido, no ano que se inicia estabeleça objetivos com períodos específicos para alcançá-los. Confira alguns exemplos:

    – Aumentar a produtividade da minha equipe em X%

    – Assumir a coordenação de um setor em três anos

    – Iniciar a pós-graduação em março de 2019

    Com as metas traçadas, especifique o caminho necessário para cumpri-las. No caso da pós-graduação, se o seu interesse é iniciar em março, você deve evitar dívidas no final e início de ano, para não desestruturar a vida financeira. Você também precisará de tempo para dedicar aos estudos, então é importante verificar a sua carga horária no trabalho, escolher instituições reconhecidas no mercado e contar com as bolsas de estudo com desconto nas mensalidades.

    Leia também: Como a psicopedagogia pode ajudar os pais a escolher a escola para os filhos? 

    Dedicação e foco 

    Ao traçar as metas para a carreira, é importante ter foco no objetivo que você deseja alcançar. Caso contrário, qualquer detalhe pode desviar a sua atenção e, quando perceber, mais um ano terá se passado sem conseguir concretizar as mudanças desejadas. Além disso, ter foco ajuda o profissional a não desistir no primeiro empecilho que possa aparecer. Por isso, se você tem sonhado com um salto na carreira, dedicação e foco são fundamentais.

    Invista em sua qualificação 

    Alcançar novos horizontes requer esforço e dedicação. Com um mercado tão competitivo, pequenos detalhes fazem toda a diferença. Por isso, por mais que esteja desenvolvendo um bom trabalho, é sempre importante evoluir e, no mundo profissional, a qualificação é uma exigência básica. Se o seu interesse em 2019 é ampliar os seus conhecimentos e a sua atuação, coloque em suas metas os cursos de capacitação.

    Esses cursos podem ser:

    Cursos livres: são caracterizados por não possuírem legislação específica e não necessitarem de credenciamento do MEC. Não há um padrão sobre os cursos livres, portanto, podem ser realizados em diferentes formatos e cargas horárias.

    Pós-graduação: podem ser do tipo stricto sensu, voltado para a área acadêmica de pesquisa, ou lato sensu, focado em áreas do conhecimento mais específicas, tendo uma abordagem mais prática. O título de pós-graduação garante ao profissional mais competitividade no currículo e a possibilidade de melhorar a sua remuneração. Por serem cursos com um período de duração maior, com exigência mínima de 360 horas, o seu custo pode ser mais elevado. Como alternativa, conte com as bolsas de estudo de pós-graduação. A inscrição é gratuita e pode ser realizada no site.

    Cursos de idiomas: o domínio de outro idioma é outro fator que diferencia o profissional no mercado de trabalho. Já é comum as vagas exigirem ao menos o conhecimento do inglês, considerada a língua universal. Para incluir essa qualificação no currículo, você também pode contar com as bolsas de estudo para cursos de idiomas do Educa Mais Brasil. Realize a inscrição gratuita no site para ganhar desconto nas mensalidades.

    Gabriele Silva | Agência Educa Mais Brasil

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.