• Publicado em

    Catalão, monitoramento rural por GPS é implantado em parceria com Sindicato Rural

    COMPARTILHE

    O 18º BPM vem realizando o patrulhamento rural por quadrantes, e nesse contexto, imbuído no prefácio da Polícia Comunitária, o 18° BPM implanta novos mecanismos capazes de evitar e conter ilícitos praticados por infratores da lei.

    Com a parceria do Sindicato Rural de Catalão, foi lançado hoje (24) no Haras 3N em Catalão, o projeto denominado “Monitoramento Rural por GPS”, onde o Sindicato forneceu um notebook, um GPS automotivo e um celular com capacidade de dois chips com câmera de alta resolução para a execução dos objetivos do projeto.

    Esse projeto funcionará da seguinte forma: uma equipe da patrulha rural realizará visitas comunitárias rurais aos produtores, fazendo o cadastramento dos dados das propriedades no notebook, armazenando as fotos dos tratores e implementos agrícolas, marca do gado e fachada da sede, sendo gerado em seguida um número de cadastro ao proprietário. Os dados colhidos pelos policiais militares serão repassados ao Núcleo de Polícia Comunitária do 18º BPM, que fará a tabulação e armazenamento em sistema informatizado.

    Os policiais da patrulha rural, ao realizarem a visita à propriedade, irão salvar a rota percorrida até a propriedade no GPS da viatura, em seguida renomearão a rota com o número do cadastro e o nome da propriedade.

    Portanto, cada produtor rural irá providenciar a sua placa de identificação conforme o padrão estabelecido, que será afixada na entrada da propriedade contendo os números de telefones de contato da Polícia Militar e o número do cadastro da propriedade, sendo que este facilitará o deslocamento da patrulha rural em caso de emergência e terá efeito preventivo ao indicar que é uma área monitorada pela Polícia Militar. Quando de uma solicitação de emergência, o proprietário informará o número do seu cadastro e a PM já terá um banco de dados inclusive com a rota do GPS para deslocamento.

    Por fim, esse projeto está aproximando muito os produtores rurais e a Polícia Militar, gerando um vínculo de confiança e resultados positivos para a prevenção criminal na zona rural do município de Catalão.