• Publicado em

    Expectativa para chegada do décimo terceiro salário

    Especialista dá dicas para utilizar o dinheiro extra de forma inteligente e para começar tranquilo 2017
    COMPARTILHE

    Além das tradicionais comemorações que fazem do fim de ano uma época muito aguardada pela maioria das pessoas, a chegada do décimo terceiro e das férias ajuda a dar uma incrementada no salário e trazer alívio financeiro. Mais do que um dígito extra na conta, o acréscimo na renda pode ser uma ótima oportunidade para colocar a situação financeira em dia ou até mesmo investir.

    De acordo com o coaching financeiro, o primeiro passo para fazer bom uso do dinheiro é realizar uma análise detalhada e honesta do orçamento. Basicamente, esta avaliação precisa levar em conta três fatores: se há dívidas em aberto; se será preciso lidar com custos extras no começo do próximo ano; e qual é o nível de controle financeiro.

    Caso haja dívidas em atraso, a recomendação é procurar quitar o máximo dos valores em aberto. “Verifique se o dinheiro consegue pagar esta conta e, caso consiga, tente negociar um desconto para pagamento à vista. Se o dinheiro não for suficiente, escolha a dívida com a maior taxa de juros ou tente negociar parcelas mais suaves”, orienta o coaching.

    Para quem não possui débitos, a dica é reservar parte do dinheiro para o pagamento de despesas extras, como presentes de natal, material escolar e IPTU da casa. “Os três primeiros meses do ano são os mais apertados, por isso gastar todo o décimo nas férias no fim de ano pode resultar em problemas com as contas nos meses seguintes”, alerta Lopes.

    É claro que não é necessário guardar toda a renda extra para estes fins – e neste ponto o planejamento financeiro é uma “mão na roda”. “Tenha uma planilha, anote seus gastos fixos e os gastos extras. Assim você consegue ter uma ideia de quanto pode gastar nas férias sem se preocupar. Além disso, se você extrapolar nos gastos, já vai saber o quanto terá que poupar depois para não começar o ano endividado. O importante é ter em mente que não precisa gastar o dobro só por que ganhou o dobro: esta é a forma mais rápida e fácil de perder dinheiro”, aconselha.

    Assista a matéria;