• Publicado em

    Grupo Brandão & Guimarães Logística vai instalar centro de distribuição em Jataí

    A previsão de investimento é de R$ 18 milhões.
    COMPARTILHE

    Depois de nove meses de negociação, que envolveram a Câmara Municipal de Jataí e a prefeitura, o Grupo Brandão & Guimarães Logística, com mais de 12 anos de experiência em empresas embarcadoras, operadores logísticos e empresa de transporte, confirmou sua instalação no município de Jataí. A previsão de investimento é de R$ 18 milhões, com a criação de 80 empregos diretos e indiretos, num primeiro momento, e de 300 empregos totais quando o projeto estiver em pleno funcionamento.
    A empresa vem de sólida atuação no Brasil e, com isso, seu market share foi muito grande em relação à concorrência. A Brandão terá um crescimento de 50% com a vinda para o Estado de Goiás, onde se concentram as maiores empresas do agronegócio do país. O grupo contará com diversas carretas graneleiros, entre elas rodotrens, bitrens e baús. Com esses veículos, será possível, inclusive, mas não apenas o transporte
    realizado por carretas gradeadas com sistemas de correias transportadoras, mas também por veículos roll-on/roll- off com contêineres basculantes, oferecendo a possibilidade de transporte de cereais ou sementes, insumos agrícolas e outras cargas secas a granel, como também de mercadorias em geral.
    O projeto é construir um centro de distribuição com armazenagem e transportes especializados para os clientes do Estado. Serão construídos três silos graneleiros, mas, antes mesmo do começo das obras, serão colocadas cinco carretas graneleiros para o início das suas operações.
    Segundo o presidente da Câmara Municipal, Marcos Antônio, a instalação desta empresa vem para corrigir um déficit no setor de transporte de cargas, pois dirigentes de empresas como a Louis Dreyfus, entre outras, sempre falaram da necessidade de haver uma empresa de transporte de cargas com sede em Jataí.
    Brandao-004O transporte dos produtos das indústrias de Jataí é realizado em sua maioria por empresas de outras regiões do país. Com a vinda do Grupo Brandão, Jataí poderá oferecer serviços na área do transporte para toda a região Centro-Oeste, gerando empregos e receitas para o município.
    Segundo Marcos Antônio, ele foi procurado por vários motoristas, que pediram o seu empenho para a geração de empregos para motoristas carreteiros em Jataí. “Com a
    instalação dessa grande empresa, podemos dizer que o sonho desses caminhoneiros vai, enfim, concretizar-se, disse o parlamentar.
    De acordo com o prefeito Humberto Machado, o poder executivo fez a doação da área por meio de licitação, no distrito industrial, próximo à Coca-Cola. A área doada é de 10 mil metros quadrados. Segundo o Diretor de Fiscalização e Relações Comunitárias da Câmara Municipal, Rhony Vasconcelos, o que determinou a vinda do Grupo Brandão para Jataí foi a localização privilegiada do município, que o torna a principal rota de escoamento de grãos do país, através da BR-364, que liga o porto de Illo, no Peru, aos principais portos do Brasil, e ainda a BRs 060 e 158, que passam pela cidade. Outro fator é o de Jataí ser o maior produtor de grãos de Goiás.
    O Grupo Brandão firmou o compromisso de emplacar todos os seus veículos em Jataí. Segundo o presidente da Câmara, Marcos Antônio, os incentivos do governo de Goiás
    são de extrema importância para a consolidação do centro de distribuição em Jataí.
    Várias reuniões foram realizadas em Goiânia, entre a Câmara Municipal e o governo estadual, por meio da Secretaria do Desenvolvimento (SED), da Fazenda (Sefaz) e do Produzir, que não mediram esforços em aprovar o incentivo do LOGPRODUZIR, que é voltado para os centros de distribuição.
    O próximo passo agora é preparar o protocolo de intenções para o mês de setembro, o que estabelecerá o compromisso entre empresa, governo do Estado e município. As obras terão início neste segundo semestre de 2016, com término previsto para 2017. Serão adquiridas cerca de 130 carretas do tipo bitrem, rodotrem e baú. Mais investimentos estão sendo negociados e serão anunciados nos próximos dias.

    brandao-001