• Publicado em

    Jataí e Rio Verde lançam projeto Desafio Agro Startup

    Eventos de lançamento aconteceu ontem em Jataí.

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) vão realizar nos dias 11 e 12 de setembro, em Jataí e Rio Verdes, respectivamente, o lançamento do Desafio Agro Startup. O objetivo do projeto é oferecer, sob a forma de competição de modelos de negócios inovadores, capacitações e mentorias para concepção de negócios voltados para elos das cadeias produtivas do agronegócio, estimulando assim o empreendedorismo e o desenvolvimento do setor.

    Em Jataí, o lançamento ocorreu ontem, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O evento teve a presença da consultora de Marketing Digital, Alline Jajah, que abordou, por meio de palestra, o tema ‘Startups e o futuro do agronegócio’. Já em Rio Verde, o lançamento do Desafio Agro Startup acontece hoje, a partir das 9h30, na Universidade de Rio Verde (UniRV). O palestrante será Rodrigo dos Santos, cientista econômico, com certificado em Gerenciamento de Processos pela Association of Business Process Management Professional Brasil.

    Segundo o superintendente do Senar Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o Desafio Agro Startup é uma iniciativa de formação, capacitação e qualificação no ambiente tecnológico, que proporcionará boas e novas ideias para o setor agropecuário. “A ideia de criar o projeto surgiu para fortalecer o trabalho que é desenvolvido nos pilares de empreendedorismo, sucessão familiar e formação de novas lideranças. No pilar, em especial, do empreendedorismo, nós teremos condições de promover iniciativas para que os jovens tenham capacidade de pensar em novas ideias e novos projetos para fortalecer o setor agropecuário dentro de Goiás. Queremos que essa iniciativa desperte grandes ideias para se tornarem negócios rentáveis e lucrativos, proporcionando ganhos tecnológicos e de eficiência de produção”, ressalta.

    Para o diretor técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal, essa iniciativa é extremamente relevante, não somente pelo aspecto do fomento ao empreendedorismo, mas por proporcionar um olhar cada vez mais apurado para o agronegócio como um mercado com um potencial imenso para se empreender com negócios inovadores na modelagem de startups. “Existem vários gargalos nas diversas cadeias produtivas ligadas ao agronegócio que podem ser resolvidas com soluções criativas e viáveis. Assim, estimular a geração dessas ideias e apoiar por meio de capacitação específica com as mais modernas técnicas e ferramentas para pensar e executar um negócio se torna uma via bastante promissora para que sejam geradas grandes soluções para o mercado”, ressalta.

    Etapas do Desafio
    O projeto será desenvolvido em quatro fases – capacitação, seleção inicial, mentorias e final. Na primeira, os participantes terão acesso a conteúdo especializado via EaD, com o intuito de capacitá-los nas competências básicas necessárias para o desenvolvimento de um negócio inovador. Serão abordados temas como empreendedorismo, inovação, Design Thinking, Lean Startup e Business Model Canvas. Já a segunda fase consiste no recebimento, avaliação e seleção das propostas de participação no desafio, contendo descritivo do negócio. Serão selecionadas 50 ideias de negócios. Os projetos vão passar pela avaliação de uma Comissão Técnica.

    Na terceira fase, os participantes terão acesso a um ciclo de mentorias especializadas, que vão ajudar os empreendedores a refinar seus modelos de negócio. Haverá também uma nova seleção, no qual se buscará a seleção das melhores ideias para a etapa final do desafio. A fase final é uma etapa presencial que compreende a avaliação dos projetos selecionados na fase anterior por uma banca de especialistas, investidores e empresários para a escolha e premiação de reconhecimento das melhores ideias de negócios. Serão escolhidas três ideias que serão ranqueadas, de acordo com as avaliações em 1º, 2º e 3º lugares.

    Cronograma
    Setembro de 2017 

    Realização dos módulos do curso Desenvolvimento de Negócios Inovadores
    Lançamento do projeto no interior de Goiás

    Outubro de 2017
    Abertura para a submissão das ideias de negócios para a fase Seleção Inicial
    10 de outubro – Prazo final de inscrição

    Novembro de 2017

    Avaliação, seleção e divulgação das ideias selecionadas para as mentorias
    Início das mentorias

    Março de 2018
    Seleção e divulgação das ideias selecionadas para a fase final

    Abril de 2018
    Realização da etapa final do Desafio Agro Startup

    Ficha Técnica

    Lançamento do Desafio Agro Startups
    Mais informações: www.sistemafaeg.com.br ou www.desafioagrostartup.com.br
    Facebook: desafioagrostartup
    Instagram: desafioagrostartup
    Twitter: @DesAgroStartup