• Publicado em

    Nesta semana câmara de Jataí celebrou passagem do Dia Internacional da Mulher

    Em sessão solene realizada no dia 28 de março, a Câmara Municipal de Jataí celebrou a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente em 8 de março. Vinte e sete jataienses que prestam relevantes serviços em favor da comunidade foram indicadas pelos vereadores para representar todas as mulheres que vivem no município. Proposta pelo vereador Agustinho de Carvalho Filho, o “Carvalhinho”, a solenidade foi aprovada por todos os parlamentares.

    A mesa de trabalhos foi composta pelos vereadores Major Davi Pires (que presidiu a sessão), Carvalhinho, Gildenicio Santos, João Rosa, José Carapô, Kátia Carvalho e Mauro Bento Filho, pelo representante do vereador Thiago Maggioni, o diretor de Fiscalização e Relações Comunitárias da Câmara Municipal de Jataí, William Borges, pelo delegado Geral da Polícia Civil de Goiás, André Fernandes, pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Jataí, Antônio Carlos Barbosa, e pelo tenente Marcos Vinícius Tomaz Adão, representante do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado.

    Receberam o título de honra ao mérito: Aldimar Alves Martins, Ana Luísa Aguiar de Castro, Andreia de Cássia Silva Machado, Andreia Teresinha Dias Resende, Angelina de Souza Lopes, Célia Terezinha Amaral Simões, Coraci Souza Carvalho Mello, Daniela Cristina Silva Rezende, Dolorita Macedo de Oliveira, Eva Anadir Forina, Flávia de Assis Cabral, Gisele Assis Ribeiro, Heloísa Brandão de Melo, Ivanildes Ferreira Bispo Assis, Jeane Idalina Bonifácio, Júlia Maria Teixeira Gomes, Keila Martins Ferreira Garcia, Liliane Assis Silva, Maria da Luz Silva P. dos Santos, Marilda Francisca de Morais, Meire Lara de Oliveira, Neide da Silva Oliveira, Rita de Cássia da Silva Gomes, Sandra Freitas da Silva Cândido, Valdete Augusto Lopes, Valdete Ferreira Oliveira e Vanda de Carvalho.

    Na abertura do espaço reservado aos pronunciamentos, o vereador José Carapô ressaltou a importância da figura feminina. “O que seríamos nós homens sem as mulheres? Esta homenagem é mais do que merecida, uma pequena homenagem perto do que vocês representam em nossa vida”, afirmou o parlamentar.

    Bem-humorado, o vereador João Rosa também destacou o valor das mulheres e citou informações sobre sua vida privada. “Neste momento quero dizer a vocês como é bom mulher. Posso falar com propriedade, pois tenho sete em minha vida: minha esposa, quatro netas e duas noras. Muito obrigado a vocês”, declarou.

    Única vereadora da atual legislatura, Kátia Carvalho teve de superar problemas de saúde para participar da solenidade. “Não pude deixar de comparecer, mesmo não passando bem, pois não teria como não homenagear todas estas mulheres aqui presentes. Devemos lutar juntas, para aumentar nossa representatividade, para que não tenhamos, no futuro, um legislativo com apenas uma mulher como o nosso”, disse ela.

    O vereador Gildenicio Santos lembrou que o cristianismo enaltece o papel das mulheres. “A mulher sempre foi importante. Nosso Senhor Jesus Cristo nasceu de uma mulher. Como diz o Gênese, Deus afirmou que não é bom que o homem esteja só. A cada dia temos percebido que as mulheres têm galgado posições mais importantes e isto tem contribuído para o desenvolvimento da nossa sociedade”, salientou.

    Para o vereador Mauro Bento Filho, eventos públicos como o daquela noite devem ser valorizados. “Há cerca de nove anos participo de solenidades como esta, que, às vezes, por descrédito da classe política, são eventos desprezados. Neste momento reconhecemos cada mulher que estamos homenageando, mulheres que trabalham, fazem jornada dupla de trabalho, que lutam em prol do nosso município”, asseverou.

    Secretário da mesa diretora do legislativo jataiense e presidente da sessão solene, o vereador Major Davi Pires destacou a oportunidade de poder comandar a solenidade. “É um prazer e uma honra estar na condição de presidente interino de uma sessão tão importante como a homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Parabéns a todas vocês”, congratulou.

    O vereador Carvalhinho, proponente da homenagem, fez uma exaltação à mulher em geral e às homenageadas da noite, em particular. “Gostaria de deixar uma mensagem a todas as mulheres nesta noite em que celebramos o Dia Internacional da Mulher. A mulher completa o homem, completa a vida, vocês são o diferencial neste mundo em que nós vivemos. Gostaria de fazer esta homenagem em nome de nossa única vereadora, Kátia Carvalho. Em nome dela, cumprimento todas vocês”, arrematou.

    A secretária Municipal da Educação, Jeane Idalina Bonifácio, falou em nome das homenageadas. “Agradeço a todos os vereadores pelas falas de vocês, reconhecendo que somos mulheres guerreiras, batalhadoras e empreendedoras. Agradeço em especial à vereadora Kátia, que nos representa na política”, disse a professora.

    Crédito das fotos: Hélio Domingos/CMJ