• Publicado em

    Secretaria de Cultura através do MAC realiza premiação de obras inscritas no 16º Salão de Arte de Jataí

    Saiba como foi a abertura do evento assistindo a reportagem, abaixo;
    COMPARTILHE

    Na noite desta quarta-feira (12), o Museu de Arte Contemporânea de Jataí foi palco da solenidade de premiação do 16º Salão Nacional de Arte de Jataí, com a presença do secretário municipal de Cultura, Gênio Eurípedes Cabral de Assis, da diretora do museu, Ana Clara Lima, dos artistas premiados e ainda, de dezenas de pessoas da comunidade.

    A edição deste ano contou com a inscrição de quase 800 trabalhos, encaminhados via Sedex, à direção do Museu, entre os dias 25 de abril e 31 de maio, trabalhos que foram avaliados pelos profissionais em artes pela UFG, Neila Carvalho, Sandro Tôrres e Suely Lima.

    Durante o evento, o público teve a oportunidade de conhecer as vinte e quatro obras selecionadas pelos jurados: autorretratos, esculturas, pinturas, instalações, desenhos e objetos, que se utilizaram de materiais comuns como fios de cabelo, galhos de árvores e travesseiros para representar a expressividade humana dos dias atuais.

    Saiba como foi a abertura do evento assistindo a reportagem;

    Os presentes ainda puderam conhecer os autores das três melhores obras, na opinião dos jurados; artistas que levaram para casa, quatro mil reais cada. Além disso, quem esteve no museu ainda apreciou a música ao vivo tocada e cantada por músicos da Escola Municipal de Música Nestor Garcia de Assis.

    Além disso, o evento ainda reservou um momento para o oferecimento de menção honrosa a alguns dos artistas que apesar de não terem ganho o prêmio principal, tiveram suas obras reconhecidas, a exemplo do jataiense Izaltino Guimarães, que inscreveu trabalho em fotografia.

    Na oportunidade, o secretário Gênio Eurípedes, expressou gratidão e satisfação pela participação de todos e enfatizou que a cidade de Jataí é uma das poucas cidades de Goiás que tem o privilégio de realizar um evento como este.

    Ao usar a palavra, Clara abordou a importância do evento por mostrar às pessoas as vivências humanas através de diversas perspectivas e ainda, por estimular o público a refletir sobre as obras.

    Conheça os artistas premiados:

    1º Dyana Santos e Thatiane Mendes
    Categoria: Escultura
    Nome da obra: Jaula
    Cidade: Contagem, Minas Gerais

    2º Thais Stolkos
    Categoria: Instalação
    Nome da obra: Série Galhos
    Cidade: São Paulo

    3º Marcelle Manacés
    Categoria: Fotografia
    Nome da obra: Retratos
    Cidade: Rio de Janeiro

    Menção Honrosa:

    1º Izaltino Guimarães
    Categoria: Fotografia
    Cidade: Jataí, Goiás

    2º Maria Luiza Mazzeto
    Categoria: Desenho
    Cidade: São Paulo

    3º Guilherme Moreira
    Categoria: Instalação
    Cidade: Brasília, Distrito Federal

    4º Flávia Fabiana
    Categoria: Desenho
    Cidade: Anápolis, Goiás

    5º Wagner Thomaz
    Categoria: Fotografia
    Cidade: Campo Grande, Mato Grosso do Sul

    As obras selecionadas ficarão expostas do dia 13 de julho ao dia 31 de agosto – de terça a sexta-feira – das 8h às 11h e das 13h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h no Museu de Arte Contemporânea de Jataí – Rua Castro Alves,468, Centro.

    Fonte: DECOM/PMJ