• Publicado em

    Vamos errar de novo? Veja os nomes que podem disputar a eleição de 2018, por Jataí

    Tá na hora dos políticos jataiense fazerem um “Pacto por Jataí”. Quando vai chegando o momento das eleições, os partidos começam a fazer conchavos e soltar candidatos sem condições nenhuma, e quem perde com isso é a cidade que acaba ficando sem representantes nas esferas estadual e federal.

    A aproximadamente 7 meses do período das eleições,  vários nomes da política jataiense começam a se apresentar como postulantes da disputa de 2018.

    Hoje a cidade é representada por dois políticos, sendo um deles detentor de mandato na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Victor Priori), e o outro na Câmara dos Deputados, em Brasília (Daniel Vilela). Mas a lista de quem deve concorrer às vagas neste ano vai muito além, envolvendo, por ora, especialmente vereadores, ex-vereadores, ex-deputada além de ex-prefeitos.

    Deputado Federal

    Até o momento dois nomes são cotados como possíveis  candidatos a Deputados Federais, o primeiro nome comentado nos bastidores politico é o do ex-prefeito Humberto Machado (MDB), o ex-prefeito em entrevista não nega e nem confirma a sua postulação a Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Ele diz que sua situação politica   dependerá da candidatura ou não de Daniel Vilela ao Governo do estado.

    Outro nome apresentado como possível candidato a Deputado Federal trata-se do suplente de vereador Luciano Lima, o Partido Trabalhista Cristão (PTC) oficializou a sua pré-candidatura.

    Deputado estadual

    A lista de pré-candidatos a Assembleia Legislativa de Goiás é bem maior, o primeiro nome levantado como pré-candidato foi o do vereador Thiago Magione do (PSDB) sendo alardeado como o candidato que teria o apoio do prefeito Vinicius Luz, mas nas ultimas entrevistas que tem concedido à imprensa o vereador tem dito que desistiu de sua postulação na eleição de 2018. Com a sua possível desistência vários nomes da base de apoio do prefeito tem surgidos como pré-candidatos.

    O primeiro deles é o da ex-deputada e atual  secretaria executiva do conselho de Direitos Humanos do Estado Cilene Guimarães, nesta semana ela confirmou a sua pretensão em varias entrevistas a imprensa jataiense.  O vereador Major David Pires do (PP) confirmou a nossa reportagem que o seu nome também esta a disposição do grupo do prefeito como pré-candidato a deputado estadual.

    Outro nome que se tem comentado nos bastidores é o do ex-prefeito Fernando da Folha, amigos próximos garantem que ele esta disposto a disputar uma vaga na assembleia. Nesta semana o nome da vice-prefeita Simone Oliveira veio a público como também uma possível pré-candidata, em uma nota divulgada em um jornal da capital.

    Já o grupo de oposição ao prefeito Vinicius Luz, apenas três nomes  confirmaram as suas pré-candidaturas que são os nome dos vereadores   Jose Prado Carapo (PTN), Mauro Bento Filho (MDB), e Marcos Antônio (PDT) que  disse a nossa reportagem que propôs aos outros pré-candidatos que seja feita uma pesquisa na cidade para selecionar quem realmente tem condições de se eleger, evitando assim que saia um grande números de candidatos. Outro nome que tem se comentado na cidade que poderia ser candidato a deputado é o do vereador Gildenicio Santos (MDB), para a nossa reportagem ele disse que não colocou seu nome como pré-candidato, mas fez questão de ressaltar que é um soldado do partido e caso o partido MDB  entenda que ele seria o melhor nome, Gildenicio não se furtaria de atender ao chamado da legenda.

    “Pacto por Jataí”:

    Jataí não pode repetir os erros do passado, quando saíram vários nomes para a disputa eleitoral e acabamos ficando sem representante na assembleia legislativa.

    A nossa história prova que, quando tivemos representantes, o desenvolvimento foi muito maior por causa dos recursos que eram encaminhados para nossa cidade

    Devido a este fato, nós do Portal do Noticias Plantão JTI propomos que os políticos jataienses  façam um “Pacto por Jataí” a somatório de forças em prol de formar representantes nas bancadas estadual e federal deve ser a prioridade deste momento.

    E para isso, nós propomos que as duas forças politicas de Jataí, a oposição e a situação no município, faça um acordo e lance apenas um candidato a deputado estadual e um a federal para representar a cada grupo político da cidade.

    Jataí tem condições de eleger até dois candidatos a deputado estadual e um a federal, mas para que isso aconteça é necessário que os políticos de nossa cidade abram mão de seus interesses pessoais.

    Número de Eleitores

    Quantos eleitores tem o município de JATAI GO ?

    Os números do eleitorado são importantes para o planejamento de campanha e também para dar transparência ao processo de escolha democrática. As estatísticas abaixo constam dos últimos números fornecidos pelo TSE bem como das informações de pleitos anteriores.

    Mais abaixo segue as informações de anos anteriores.