• Publicado em

    Batalhão de Infantaria realiza Simpósio de Meio Ambiente e Proteção do Cerrado

    Os objetivos do simpósio foram divulgar a importância do bioma Cerrado.

    No período de 22 e 23 de julho, o 41° Batalhão de Infantaria Motorizado (41° BI Mtz) realizou o Simpósio de Meio Ambiente e Proteção do Cerrado. A atividade contou com a presença do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Meio Ambiente, professores e alunos dos Cursos de Engenharia Florestal e Biologia, ambos da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Os objetivos do simpósio foram divulgar a importância do bioma Cerrado; promover a interação entre as instituições; conscientizar a sociedade jataiense com relação à preservação do meio ambiente; e divulgar o trabalho da unidade na conservação do Cerrado e no combate a possíveis focos de incêndios na área de responsabilidade do batalhão.

    Na oportunidade, o representante da Secretaria do Meio Ambiente de Jataí, Lucas França Carvalho, explanou sobre as características e a importância do bioma do Cerrado, e em seguida, o Subcomandante do 13º Batalhão de Bombeiro Militar, Major Carrijo, explicou o plano de auxílio mútuo do município no combate a incêndios florestais. O oficial de combate a incêndio do 41° BI Mtz, Primeiro-Tenente Vinicius, abordou o plano de combate a incêndio da unidade, com ênfase no combate a focos de incêndios no campo de instrução.

    Durante a atividade prática, instruções sobre sobrevivência foram ministradas, como, por exemplo, instruções de alimentos de origem animal, alimentos de origem vegetal, obtenção de água, obtenção do fogo, técnicas de armadilha e caça, construção de abrigos e orientação diurna, tudo contextualizado com o bioma Cerrado.

    A atividade contou com a presença do Comandante do Batalhão, Tenente-Coronel Cota.

    Repórter Mari JTI/ Fonte: Exército Brasileiro

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.