• Publicado em

    Cientistas encontram Hyperion, maior estrutura espacial já descoberta, acesse e veja

    A descoberta só foi possível graças a um complexo estudo de dados de arquivos e novas medições com um telescópio instalado no Chile

    Compartilhe!

    Uma equipe de cientistas do observatório europeu descobriu a maior e mais antiga estrutura astronômica encontrada até hoje: o proto-superaglomerado de galáxias Hyperion, um objeto cósmico dos primórdios que se estabeleceu apenas 2,3 bilhões de anos depois do Big Bang (a explosão primordial).

    “É a primeira vez que foi identificada uma estrutura tão grande”, explicou a autora principal da pesquisa, Olga Cucciati, do Instituto Nacional de Astrofísica de Bolonha (Inaf), na Itália.

    O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) informou nesta quarta-feira (17) que a descoberta só foi possível graças a um complexo estudo de dados de arquivos e novas medições com um telescópio instalado no Chile.

    Ao estudar com enorme precisão objetos a bilhões de anos-luz, o instrumento permite na prática saber como era o universo em um passado remoto. Com informações do Estadão Conteúdo.

    O Hyperion tem uma massa mais de um milhão de bilhões de vezes maior que a do Sol — Foto: Divulgação/ESO/BBC

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.