• Publicado em

    Cursos profissionalizantes são aliados na busca pelo emprego 

    Evento on-line e gratuito vai debater a educação profissionalizante.

    Diante do alto índice de desempregados no país, cerca de 14,8 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a educação profissional é vista como uma aliada no desenvolvimento de qualificações para o mercado e trabalho.

    Os cursos profissionalizantes preparam o aluno para uma determinada profissão e, normalmente, é opção para quem deseja seguir carreira numa área que não exige o ensino superior, precisa atualizar conhecimento e ingressar rapidamente no mercado de trabalho.

    Atualmente, existem dois tipos de cursos que podem ser encontrados como profissionalizantes: os técnicos, que entregam uma formação mais ampla para que o estudante se torne técnico em algum ramos, e os livres, que desenvolvem habilidades para ingresso no mercado de trabalho em áreas que não exigem formação técnica nem superior. No Brasil, os cursos profissionalizantes mais populares são de Informática, Cozinheiro, Confeitaria e Mercenaria.

    Evento debate Educação Profissional

    Com convidados de destaque no meio educacional, nacionais e internacionais, dos Estados Unidos e Portugal, além de especialistas da instituição brasileira, o 2º Fórum Internacional de Educadores sob a temática Educação Profissional, Inovação e Formação Cidadã traz, como tema, a Educação Profissional.

    O evento é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e será transmitido gratuitamente no canal do YouTube do Senac São Paulo, entre os dias 2 e 7 de agosto. Para participar é preciso fazer inscrição na página do evento.

    A abertura da programação ocorrerá com o bate papo sobre Ancestralidade, Comunidade e Escola: o papel da educação frente aos desafios globais com Lucila Mara Sbrana Sciotti, superintendente de operações do Senac São Paulo e Ailton Alves Lacerda Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro. A mediação será feita por Márcia Cristina Fragelli, pesquisadora, autora de livros na área educacional e coordenadora educacional no Senac São Carlos.

    Programação:

    – Ancestralidade, Comunidade e Escola: o papel da educação frente aos desafios globais

    Data: 2/8/2021

    Horário: às 15 horas

    – Tecnologia como Ferramenta de Aprendizagem

    Data: 3/8/2021

    Horário: às 15 horas

    – Metodologias Ativas: a escola e seus interatores no processo de ensino e aprendizagem

    Data: 4/8/2021

    Horário: às 15 horas

    – Inovação no Ensino-Aprendizado através do Fazer: práticas e dinâmicas, postura maker, colaborativismo e competências do século XXI

    Data: 5/8/2021

    Horário: às 15 horas

    – Formação dos Docentes: contornos urgentes e emergentes da atualidade

    Data: 6/8/2021

    Horário: às 15 horas

    – Reflexões sobre a Conexão entre a História da Educação e a Educação Profissional diante das Transformações exigidas pelo Mundo do Trabalho

    Data: 7/8/2021

    Horário: às 9h30

     

    Fonte: Agência Educa Mais Brasil
    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.