• Publicado em

    Dia Internacional das Mulheres na Engenharia: Una Jataí promove mesa-redonda para discutir a atuação, desafios e conquistas do público feminino

    Evento na quarta (22) reunirá engenheiras para falar sobre desafio e percepções do setor

    Compartilhe!

    O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, em 23 de junho, coloca em destaque a presença desse público na área e a importância de estimular jovens a ingressarem no setor.  Historicamente conhecida como uma área masculina, as engenharias atraem cada dia mais mulheres interessadas pela profissão. Segundo estudos do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o número de engenheiras registradas por ano no sistema teve um crescimento de 42% entre 2016 e 2018. Em alusão à data, a Una Jataí, que  faz parte do ecossistema Ânima Educação, promove no dia 22 de junho, às 19h, a mesa-redonda “Mulheres na Engenharia”, que colocará em pauta a atuação do público femino no setor. 

    Na sala de aula o movimento de crescimento também se mostra relevante: dados do Censo da Educação Superior 2017 levantados pelo Quero Bolsa, apontam que as mulheres são a maioria, pelo menos, em seis cursos da área, considerando o percentual de ingresso. A coordenadora das engenharias na Una Jataí, Janaína Martins, reforça a importância de se ver mais mulheres iniciando graduações de engenharia. “Percebemos todos os dias novos rostos femininos nas salas de aula, o que nos impulsiona a seguir trabalhando para desmistificar o estereótipo masculino na engenharia. É preciso promover a cada dia um ambiente com mais diversidade, inclusivo, e que coloque em destaque a competência de cada profissional”, pontuou ela. 

    Segundo o estudo do Quero Bolsa, este crescimento de mulheres em cursos de engenharia acontece de forma diferente, se comparado às áreas específicas. No topo da lista aparece Engenharia de Alimentos, com 62,9% de mulheres ingressantes no curso, seguido por Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (59,4%) e Engenharia Têxtil (53,6%). Para Janaína, independente da área de interesse, o importante é perceber o aumento da procura e atuação na área. 

    Evento na quarta (22) reunirá engenheiras para falar sobre desafio e percepções do setor

    Na data que é marcada pelo Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, a Una Jataí promove o encontro “Mulheres na Engenharia”, no dia 22 de junho, às 19h, na sede da Faculdade, na rua José de Carvalho, número 1800. O evento é destinado a alunas, estudantes do ensino médio e engenheiras da cidade e região, que precisam se inscrever antecipadamente no link bit.ly/mulheresnaengenhariaevento

    O momento contará com uma mesa redonda que discutirá os desafios e conquistas da mulher na engenharia, com a participação efetiva do público, que poderá contribuir com perguntas, opiniões e dicas. Para comandar a discussão foram convidadas as professoras dos cursos de engenharia da Una Jataí, Janaína Martins e Renée Israel, a engenheira civil, Márcia Franco, a engenheira ambiental, Estela Bottega, e Tatielly Souza, que é engenheira eletricista. 

    Repórter Mari JTI     

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.