• Publicado em

    Semana será marcada por chuva e frio no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

    Últimos dias foram marcados por baixas temperaturas e, na virada do mês, esse cenário vai se repetir.

    A chegada de uma nova frente fria à região Centro-Sul do país vai espalhar chuva em diversos locais, começando pelo Rio Grande do Sul. A previsão para segunda-feira (26), foi de chuva sobre a maior parte do estado gaúcho, por conta das áreas de instabilidade que atuam no alto da atmosfera. A chuva também deve chegar ao litoral nordestino, nas áreas entre o Rio Grande do Norte e Bahia, além da faixa Norte do país desde o Maranhão até o Amazonas. Nas demais áreas o tempo vai ficar firme.

    No Centro-Oeste do país, as temperaturas seguem elevadas e não há possibilidade de chuva. Mas o alerta para essas áreas, é a baixa umidade relativa do ar, que já bateu o recorde histórico na última semana. Em Campo Grande (MS), o menor valor registrado foi de 7%, o que já preocupa os moradores.

    Mas a chuva deve se espalhar essa semana em algumas partes do país. A previsão é de que amanhã (27) ela alcance os três estados da região Sul e a faixa sul do estado de Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira (28), também volta a chover em entre São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

    Mas o destaque dos próximos dias será o frio. Entre esta quarta-feira (28) e domingo (01), o avanço de uma nova massa de ar polar vai levar novamente temperaturas muito baixas ao Centro-Sul do país. As regiões produtoras que ainda estão se recuperando das geadas passadas, podem voltar a receber ocorrência do fenômeno, que pode prejudicar algumas culturas.

    Neste período, são esperadas temperaturas abaixo de -3° entre o norte do Rio Grande do Sul até a metade sul do Paraná. No Sudeste, as áreas de Marília, Botucatu e no Vale do Ribeira há previsão de geadas a partir de quarta-feira (28). Pela região Centro-Oeste, o sul do estado de Mato Grosso do Sul será o mais atingido pela queda nos termômetros, podendo registrar temperaturas abaixo de 0°. O frio também vai avançar para o sul de Goiás com temperatura mínima prevista para 6°, como na cidade de Jataí (GO).

    Mais detalhes no AgroClima

    Repórter Mari JTI

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.