• Publicado em

    Unicamp disponibiliza conteúdos gratuitos de História para estudantes e professores

    O objetivo é oferecer materiais, vídeos e sugestões de leituras que podem ser utilizados em salas de aula.

     

    O departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, está disponibilizando gratuitamente cerca de 300 planos de aula para professores e estudantes do ensino fundamental e médio. A universidade liberou um link específico para acessar os planos que são divididos em seis temas: “História da África”, “História dos Índios” e “Ditadura Civil-Militar”, “Imagens da sala de aula”, “Narrativas da América: discursos e dinâmicas locais” e “A Canção Popular Brasileira no ensino de História”.

    Os planos de aula são resultados das atividades finais realizadas nos Cursos de Formação Continuada para Professores, oferecidos paralelamente às provas das Olimpíadas de História desde 2013. Nesses cursos, os professores participantes trabalham um tema escolhido a partir de demandas curriculares e constroem os materiais que podem ser usados como apoio por outros docentes em suas aulas.

    O objetivo é “oferecer materiais, vídeos e sugestões de leituras que podem posteriormente ser utilizados pelos professores em suas próprias salas de aula”. Os planos são completos e indicam como abordar os assuntos dentro da sala de aula. Os professores podem consultar formas de avaliação, além terem indicação de bibliografia e conteúdos diversos (vídeos, reportagens, músicas etc).

    O conteúdo foi selecionado entre os melhores produzidos por professores que participaram de diferentes edições das olimpíadas, realizadas pela instituição.

    Organizada pela Unicamp, a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), ocorre anualmente com professores e alunos do ensino fundamental (8º e 9º anos) e do médio de escolas públicas e particulares de todo país. Em 2021, as provas ocorreram de forma on-line entre os dias 3 de maio e 12 de junho. A lista final com os vencedores da edição ainda não foi divulgada.

     

    Fonte: Agência Educa Mais Brasil
    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
    Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
    Se você se interessou por esse artigo, ao comentar marque a opção publicar também no Facebook.